| 1 comentários |

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Feliz ano novo, de um jovem carrancudo e muitas vezes pessimista

Há algum tempo comecei a perder o gosto por Natal e Reveillon. As festas de final de ano meio que perderam a graça para mim, não sei por qual motivo. Admito que não me orgulho disso, apenas revelo o sentimento. Acho que pode ser fruto dos anos que chegam e passam. Anos atrás, a coisa tinha um sabor mais especial, mas hoje não é a mesma coisa.

Mas nem por isso deixei de refletir e imaginar em tudo que aconteceu no ano que terminou e nas perspectivas para o ano que se inicia. Se nem ao menos uma simples reflexão acontecesse, era realmente para eu ficar preocupado e incomodado.

Natal é época do nascimento de Jesus Cristo, período onde todos resolvem colocar uma boa dose de amor no coração e fazer doações para os mais necessitados. Paralelamente a isso, chuvas que inundam e destroem casas aumentam essa vontade de dar um pouco a quem realmente precisa.

Mas por que somente no Natal isso acontece? O ideal não seria termos esse espírito de contribuição e afeto durante todo o ano? Logo no Natal começamos a ver campanhas e mais campanhas, números de telefone para doações, pedidos de ajuda por todos os cantos. Claro que campanhas acontecem durante todo o ano, mas em uma frequência bem menor.

No final do ano, a carência aumenta, mas quem precisa mesmo, precisa o ano todo. Não seria mais prudente a benevolência aparecer com mais regularidade?

Para o reveillon, o status também apresentou uma queda. Nada mais do que um dia que passa e outro que chega. Reforço que foi inevitável refletir sobre tudo que aconteceu e sobre o que pode ser melhorado para o ano que chega.

Mas não é a mesma coisa de anos anteriores. Mesmo assim, aparece aí uma oportunidade para novas ações, lições e aprendizados. Uma pequena lista que fiz na virada passada me motivou a ver a virada deste ano com um pouco mais de amor no coração. Dos cinco itens que listei como desejados, cumpri todos: fazer pilates, tratar meu ombro, me formar, arrumar um emprego e começar a juntar alguma grana, depois de finalmente começar a receber um salário digno após ingressar no novo emprego.

Para 2012, as metas mais importantes são perder alguns quilinhos e continuar juntando algum valor por mês. Acho que dá para realizar numa boa.

Apesar de toda a descrença, acredito fielmente que o ano que chega será melhor que o que passou e que com o tempo, fico mais chato e seletivo, mais carrancudo e pessimista, apesar de todo o sentimento de amor e solidariedade que insiste em invadir meu coração.

Feliz ano ano... ...read more ⇒