Fui numa coletiva hoje e quem estava lá era um representante do duelo de MC´s que rola toda sexta debaixo do viaduto do Santa Tereza.
Neste movimento, sempre rolam os duelos, além de DJ´s mandando bala no hip hop e de grafiteiros apresentando alguns trabalhos. Ainda não fui, mas já ouvi falar muito bem. Deu até uma matéria na Ragga
Na coletiva, o representante disse que há pouco, os organizadores perceberam que possuem uma arma muito forte nas mãos e decidiram, a partir deste ano, realizar algumas mudanças. Não vão rolar somente os duelos. A partir de agora, outros tipos de manifestações estarão presentes, como shows de bandas de rock, reggae e hip hop, além de um duelo mais construtivo e inteligente, com palavras fornecidas pelos organizadores, "forçando" os rimadores a realizarem suas obras de uma forma mais positiva, sem aquela ofensa que sempre acaba rolando nesse tipo de ação.
O primeiro duelo de MC´s do ano rola no dia 16. Estou ansioso em conhecer o novo formato. Sempre pensei que havia um certo risco em ir lá. Admito o preconceito. Mas já fiquei sabendo que tudo rola dentro de uma tranquilidade e respeito muito grande.
Uma barreira que os organizadores encontram é a burocracia. Precisam de alvará para a realização do movimento e em quase todas as vezes, a PM aparece para atrapalhar. Nada de servir e proteger.
Mas foi dito que o movimento vai rolar, com ou sem PM, com ou sem alvará. "No começo a gente colocava o gerador de energia e mandava bronca. Não é agora que a gente vai deixar de fazer o nosso trabalho, o nosso papel, por conta de burocracia. O duelo de MC´s não pode parar por causa disso", contou o representante, em uma sala com cerca de 30 músicos, dançarinos, artistas e jornalistas.
A boa e velha indignação do hip hop se mostra, mais uma vez, ativa. E junto dela, a vontade de ultrapassar barreiras, por maiores e mais imbecis que elas sejam.
|
|
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
o duelo é um dos movimentos culturais mais legais de bh, é bem único e te transporta a um universo bem peculiar para a maioria das pessoas.....
agora essa de levar reggae pro duelo foi ideia fraca....
abcs
bruno
o reggae tem muito a ver com a cena do hip hop
são estilos q sempre interagiram entre si...
assim como o samba...
é apenas uma forma de unir pessoas com gostos diferentes, mas com pensamentos e ideais parecidos...
Postar um comentário