
Não sou a favor das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. É claro que a competição vai atrair investimentos para a cidade, para o estado e para o Brasil. O transporte público será transformado, assim como vias de acesso e outras obras. Mas a credibilidade dos comandantes nos obrigar a usar (bin) óculos.
O Pan foi um grande exemplo. O que muitos diziam ser um legado, hoje é quase sucata. O Parque Aquático Maria Lenk não possui padrões olímpicos e hoje está às moscas. Ele foi construído para o evento e podia muito bem ser planejado de acordo com os critérios da maior competição poliesportiva do mundo. Ou vai dizer que os governantes não sabiam da intenção do Rio em sediar os jogos olímpicos de 2016?
Agora, caso a cidade seja eleita, outro parque terá que ser construído, com uma nova licitação e uma provável nova lavagem de dinheiro. Vi uma reportagem mostrando um dos únicos lugares na 'cidade maravilhosa' que é aberto para os atletas de atletismo. Para todos os federados, de qualquer estado, a permanência é permitida em tempo integral. Por lá, treinam diariamente veteranos, atletas de alto nível e jovens promessas acompanhados de perto pelos treinadores.
O local fica ao lado do Maracanã e deve virar estacionamento para a Copa de 2014. Para onde vai esta obra rara, que permite que muitos continuem a ter algum sonho no esporte brasileiro? Sonhar é possível, mas parece que as autoridades não têm muito interesse em contribuir para a formação e desenvolvimento do esporte nacional. Só parece...
A lavagem de dinheiro vai comer solta e provavelmente o dinheiro do bem-aventurado cidadão será usado de forma desordenada e irresponsável. O jornalista da ESPN Brasil Mauro Cézar Pereira informa em seu blog que, durante o Pan do Rio, houve superfaturamento na aquisição de materiais diversos, como furadeiras. A informação é oficial e vem do Tribuanal de Contas da União. Parece piada, mas não é. É por essas e por outras que não sou a favor da candidatura do Rio. No mínimo, uma potência olímpica merece receber tal competição. O dinheiro que está prestes a ser investido podia muito bem ser direcionado para outras áreas tão carentes, como saúde, educação e até mesmo o esporte.
Quando o Brasil tiver as mínimas condições, que brigue novamente para ser a sede.
Tô torcendo contra, mas dizem por aí que já está tudo decidido.
Esperemos, rezemos e soframos.
...read more ⇒