| |

sexta-feira, 23 de março de 2007

Só aqui !

Mais uma vez venho a publicar em meu blog um texto sobre violência. É chato, é repetitivo, mas julgo necessário. Um tema atual, presente e sem soluções. Dia 11/03/07, entrei no site www.globo.com e vi em sua página inicial algumas chamadas básicas:

* Morre jovem baleada na sexta-feira
* Criança é jogada pra fora de carro em roubo (pelo menos essa não arrastaram...)

É desanimador e inacreditável ver tais coisas. Todos os dias temos chamadas, matérias, textos e mais textos falando sobre roubos, sequestros, assassinatos, balas perdidas e muitas, muitas outras situações parecidas. Fico imaginando o que deve pensar um estrangeiro qualquer, oriundo de Europas, Orientes e Américas do Norte ao ver um site como esse. Logo na primeira página o cara já vê uma pancada de notícias catastróficas, falando de morte, de tiroteio, de injustiça, maus tratos...que vergonha !!! O cara não deve nem acreditar que pode acontecer tanta coisa ruím num país só.
Tenho um amigo que está no Canadá com a namorada. Dia desses, resolveram mostrar para um casal de gringos, amigo deles, o nosso querido "Cidade de Deus". O filme é muito massa, super produção, muito bem escrito e tudo mais. Mas os gringos não acreditaram quando viram o filme, aquelas cenas todas, tiros, assaltos, menores armados vendendo drogas, etc, etc, etc. Tiveram que perguntar pro casal de brazucas se aquilo realmente acontecia por aqui. Para eles, era completa ficção. Toda essa situação já é normal pra gente, já estamos acostumados. Mas para os gringos... os caras custaram a acreditar que aquela "putaria" toda acontecia assim, a céu aberto, sem uma polícia eficiente que pudesse bater de frente, sem alguém pra impedir ou fazer algo para minimizar tal situação. Imagina se eles soubessem que aqui, a polícia é o ladrão, e o ladrão é a polícia. Ai ai. Eles não entenderiam nunca. E estão mais que certos. Nunca vai entrar na cabeça de pessoas que moram em um país de primeiro mundo, como Canadá, Suíça, etc, onde tudo, eu disso tudo funciona, que essa pilantragem toda possa realmente existir. Na Suíça, por exemplo, todo o serviço de saúde, educação, funciona perfeitamente, com as melhores condições, e gratuito para qualquer cidadão. O governo dá todo o suporte para você ter o mínimo de condição. Quem não estuda, quem não tem instrução ou condições, consegue um emprego digno, de caixa, balconista, limpador de monitor, (qualquer coisa!) com um salário razoável, que dá pra segurar a onda tranquilo no mês, numa boa. Dá pra comprar sua comida, sair com a namorada,e juntando uma grana, até comprar um carro. Só não trabalha quem não quer, ou melhor, quem é vagabundo mesmo ! É realmente outro mundo. Não dá nem pra comparar. Só indo para um país desses pra ver de perto a diferença, como as pessoas são tratadas, como as leis realmente funcionam. Quer fumar, quer cheirar? Fuma, cheira ! Lá, existem os lugares específicos e autorizados para o consumo de drogas, tudo licenciado, bonitinho. Agora vai beber uma cerveja na rua pra você ver o que acontece. É cana na certa !!! Não é igual aqui que você tem que limpar o cocozinho do seu cachorro na rua, ao passo em que os enormes cavalos da nossa querida polícia defecam em quantidades e cheiros absurdamente superiores, deixando para o primeiro trouxa, a oportunidade de pisar em uma dessas montanhas e chegar no trabalho um pouco mais p da vida. Se a gente tem que limpar o que o nosso cachorro faz, os "moços de bege" também deveriam limpar o que os seus respectivos animam produzem e deixam a céu aberto. Porra !! Brincadeira!
Só pra finalizar, uma frase minha que gerou polêmica em certa mesa de bar dia desses pra trás:
"Tenho mais esperanças da guerra no Oriente Médio acabar do que o Brasil se transformar num país de primeira"
Reflitamos...

3 comentários:

Paula Carolina disse...

Ontem morreu mais uma pessoa de bala perdida no Rio, é a sétima pessoa que morre desta forma no último mês, sem contar as tantas outras que foram feridas da mesma forma e não chegaram a falecer. Estamos vivendo em uma guerra urbana, e está cada vez mais difícil, realmente, acreditar que isso possa ou vai mudar.

Daniel Ottoni disse...

Pois é...É com tristeza que acompanhamos a cada, no minino semana, atos violentos marcantes em todo país, agora em destaque, o RJ, estado que sediará o PAM 2007, que glória e ao mesmo tempo que medo. É difício achar culpados, mas é difício também se ausentar de qualquer culpa. NO fundo todos somos culpados, talvez por simplismente ficarmos de bico calado ou por termos gritado com nosso irmão mais novo, sei lá, ofato é que todos temos que ajudar a mudar essa "p". Podemos apenas emanar vibrações positivas pro RJ, Iráque e CIA... Quem sabe meu filho vivencie a PAZ.
Birosca.

Juliana A.B.F. disse...

Daniel, não se pode perder a capacidade de indignação. Eu nunca me acostumo com essas notícias. Me fazem mal. Cada dia que passa sou uma pessoa mais medrosa e mais triste.