| |

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Copa 2014

Ocorreu o esperado. O Brasil será sede da Copa de 2014. O anúncio foi feito em Zurique, na sede da FIFA, com a presença de algumas personalidades deste nosso Brasil varonil como Aécio Neves, Paulo Coelho, Dunga e Romário, além do presidente Lula. Como o Brasil era candidato único, a decisão era sim ou não. Ouvi dizer que o sr. Blatter não gostou nada de países como Argentina e Colômbia terem ficado de fora da disputa. Há quem diga que tal decisão não foi legítima...

Apesar das precárias condições dos estádios e da vergonhosa infra-estrutura brasileira, a Copa vai ser mesmo por aqui. Com certeza, tem gente já contando com investimento da iniciativa privada para as devidas melhorias. Acho difícil não ser assim.

O grande legado da Copa para o Brasil, além dos estádios, será a infra-estrutura que permanecerá após o evento. Quem sabe teremos melhores condições nos transportes, na saúde e na educação? Ou será que depois de 2014, tudo vai continuar como sempre foi? Só vendo pra crer. Em se tratando de Brasil, eu não coloco minha mão no fogo.

Com certeza, falcatruas vão rolar. Não há como esperar que seja de outra maneira. O maior e mais recente exemplo que temos é o Pan(demônio), realizado no Rio. Super faturamento, atraso de obras, dificuldade de transporte e muitos outros problemas fizeram parte do nosso tão exemplar Panamericano. Dr. Ricardo Teixeira já trabalha "debaixo dos panos", para que nenhuma CPI seja instalada ou caminhe dentro dos conformes. Pode acabar afastando o investimento estrangeiro. O recado já começou a ser dado na capital suíça, em um jantar com os representantes de vários estados brasileiros. Só pode ser brincadeira.

Mas uma coisa é verdade: o bicho vai pegar. Se quando a Copa é disputada do outro lado do mundo, o Brasil já vira um verdadeiro carnaval, com a Copa aqui então...

Vai ser muito bacana, pelo lado do lazer, turismo, diversão...ruas cheia de gringos, muita gente vai querer aproveitar pra tirar um troco...estarei com 30 anos e gostaria muito de saber como estarei, aonde, fazendo o que da vida.

São 7 anos para a transformação. Acreditar eu acredito. Mas só acredito, vendo. Vendo trabalho, vendo investimento, vendo vontade de quem tem que fazer o que é certo. Ou será que essa será mais uma (e a maior) oportunidade para que muitos superfaturem os bolsos e deixem nosso país na miséria? A Copa é uma grande oportunidade para a reforma que o Brasil tanto necessita. Claro que muita coisa ainda vai faltar, mas essa oportunidade é unica. Aproveitemos senhores...aproveitemos...é o mundo de olho no país do futebol.

3 comentários:

blogdeteste disse...

Eu tô pedindo para me falarem sobre copa só em 2014, mas sabe q vc disse uma coisa muito interessante?
Eu já tinha ouvido essa história de metrô até o mineirão, mas educação, transporte, saúde...
Será?
Se é uma copa que a gente precisa para mudar o país do futebol, que seja!
Demorô!

Daniel Ottoni disse...

pois é, tem q melhorar muita coisa...

imagina se um gringo se fere ou é atropelado. so queria ver ele chegando no joão XXIII e vendo aquela cena caótica...rs...

cara ia achar q ali eh a entrada pro andar de cima...rs...

Paula Carolina disse...

É triste ter que vir um evento desses para os governantes mostrarem serviço. Mas, acho mesmo que a vinda da Copa vai trazer investimentos em diversas áreas que não funcionam, creio que principalmente infra-estrutura e transporte. Pelo menos, quando os gringos forem embora as mudanças vão permanecer.(assim espero...rs)