| |

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

ABC, ABC...

Não tem muito tempo que descobri o verdadeiro e imenso valor de ler e escrever. Sempre gostei de escrever, acho que puxei isso da minha mãe, ela também adora escrever e pensava em ser jornalista, mas por forças do destino, isso não foi possível. Mas tenho certeza que ela daria uma ótima redatora. Quando era moleque, adorava escrever textos, redações, provas em grupo, era tudo eu quem escrevia. Adorava. Ultimamente, tenho mais lido do que escrito. E pra leitura, não tem limite: até bula de remédio é útil. É interessante ler de tudo, para saber quais são as linguagens utilizadas, as formas de escrita, as técnicas, etc. A bula tem sua linguagem, assim como os gibis têm a sua própria e tantas outras formas de leitura, como revistas, jornais, editais de concursos (esses eu tenho lido muuuuito ultimamente...rs...) e por aí vai.
Não custa nada ler o que está ali na sua frente. Nada mesmo. Serão alguns ou vários minutos que serão despendidos e que podem dar uma outra percepção, um outro jeito de ver as coisas. Além de se manter atualizado, é claro. Coisas que a gente nem imaginava e que ficou sabendo depois daquela leitura rápida numa matéria de jornal ou em algum site na internet. Ou até mesmo lendo livros. Aí, o tempo para leitura é maior, mas vale a pena. Nesse caso, o interessante é o despertar da imaginação, da criatividade. Livros são diferentes de matérias, que são diferentes de gibis, que são diferentes de pichações (apesar destas danificarem patrimônios públicos). Todas as formas de escrita têm a sua importância, o seu caráter único e válido.
Como disse anteriormente, tenho mais lido do que escrito e esse foi um dos fatores primordiais para a criação deste blog. Cheguei a escrever alguns textos, sobre algumas situações específicas, alguns ficaram até legais. Até um livro eu comecei a escrever ! Acho ótimo porque eu acabava praticando a minha escrita e exercitando a criatividade, que muitas vezes teimava em não aparecer. Mas criatividade é como leitura e escrita: tem que praticar. Se não praticar, fica difícil. Quanto mais se pratica, mais fácil fica, mais as idéias aparecem e as palavras também, quando se vai escrever. Hoje, os textos ficaram pra trás. Mas não os esqueci. Tenho-os guardado para algum dia reler, mexer, e quem sabe divulgar. Espero escrever outros contos, crônicas e afins, mas no momento, prefiro me dedicar ao blog. Recém criado, tem que ser valorizado. E hoje, neste nosso mundo virtual, a existência de um blog é um dos meios mais fáceis para divulgar o que se quer, seja textos, fotos, vídeos, etc. Não colocarei esses textos mais antigos aqui, quem quiser pode me pedir que eu envio com o maior prazer.
Apesar de não estar presente nem acompanhando o dia-a-dia de escolas, acredito que hoje a leitura e escrita são muito pouco solicitadas e exercitadas pelos futuros publicitários, redatores, jornalistas e qualquer coisa que os pequenos queiram ser no futuro. Escrita e leitura não são importantes somente para jornalistas e cia ltda. não. Todos, todos devem ter o hábito, no mínimo da leitura. Muitas pessoas não sabem a importância que existe em tal atividade, em como isso enriquece o pensamento, a mentalidade e a cabeça de uma pessoa. Só vendo pra crer. Quer dizer, lendo. Vi uma reportagem sábado no Jornal Hoje que fiquei impressionado. Esqueci o nome do senhor. Ele é da Academia Brasileira de Letras, tem a maior biblioteca particular do país e lê, em média, cem, eu disse cem (!!!) livros por ano. Uma média de um livro a cada três dias. Segundo ele, três livros por semana é coisa normal. E com certeza, ele não lê livros com menos de 200 páginas. Imagino os livros que esse cara deve ler. Além disso tudo, o cara tinha ainda em sua biblioteca, livros originais, como Vidas Secas, que foram depois encaminhados para a tipografia. Só isso que o cara tinha: o original de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, um dos livros mais importantes da literatura brasileira. Coisa raríssima. Ler um livro desse, mesmo que não seja o original, é ler parte da história do Brasil, é como ter em mãos uma camisa de Pelé, uma letra de samba escrita por Cartola. Coisa rara mesmo.
Pois então, para finalizar, esse é meu conselho: leiam, leiam, leiam. De tudo. Se puder andar sempre com um livro a tira-colo, na mochila, na bolsa, no porta-luva, melhor! Tenho certeza que em algum momento, esse livro será útil, e quem sabe, um "click" irá fazer com que o devido valor seja dado ao hábito da leitura. Vale a pena !

6 comentários:

Paula Carolina disse...

Eu só tenho lido coisas de faculdade nos últimos três anos...as vezes enche o saco, mas é importante pra adquirir conhecimento. Sem contar que quem lê fala e escreve melhor que uma pessoa que não têm esse hábito.

Daniel Ottoni disse...

hahahaha!

obrigado pelos comentários, vc é a única....hahaha!

besos !!

DJ Yuga disse...

hahaha... opa, eu tbm tô aqui... bacana o texto. Outro dia a gente 'tava falando sobre isso, né? abraços aí cabra...

Yuga

xxxxx disse...

É isso api amigo!!!falou e disse, vamos incentivar a leuitura... só assim a gente melhora o país!!! boa!

Vô/Nem disse...

Grande Da Lua! É isso aí cara, concordo plenamente c/ vc. Ler, p/ muitos, nesses tempos em que a imagem impera, é chato, enfadonho, porém, é só uma questão de hábito. Como vc falou a literatura é uma linguagem que contém em si diversas linguagens distintas. O cinema é outra linguagem, a TV, a pintura, a dança, as artes plásticas, também e, assim como a literatura, são multifacetadas. Para entendê-las e apreciá-las é preciso habituar-se a cada uma delas. Não é fácil fazê-lo. É um exercício que requer tempo, vontade, paciência e estudo, mas cada passo dado vale a pena.

Gde abço

Vinícius F. Magalhães disse...

BOA JAH! PARECE Q ME INDENTIFIQUEI COM ESSE TEXTO, SERA PQ???? CONTINUE PRATICANDO HERMANO.

BESOS