| |

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Olho vivo

Cada dia que passa me impressiono mais com as coisas que vejo e ouço. E olha que não é só no Brasil que essas coisas acontecem. Quem tem o mínimo de informação e conhecimento, sabe que há pouco tempo atrás, nos EUA, várias crianças morreram baleadas após um colega de sala, entrar na escola atirando em quem aparecesse pela frente. Sobrou até pros funcionários. E esse episódio se repetiu outras vezes, em outros estados. Quem não sabe disso , é um alienado, como diz um certo "Lóia". Aqui no Brasil, as "novidades" são mais antigas e bem mais presentes no dia-a-dia. Mas isso não quer dizer que estejamos acostumados. Ainda mais, pelo fato dos crimes e barbáries acontecerem cada vez com mais frieza e desrespeito às autoridades, à população. Só pra citar alguns acontecimentos: um estudante universitário que entrou em um cinema de São Paulo atirando pra todo lado. Imagina a loucura dentro de uma sala de cinema escura e lotada de gente que procurava se distrair, buscar uma opção de lazer no final de semana. Outra: veículos incendiados com gente dentro. Pode ser carro, ônibus, ter criança dentro , recém-casado, filho, o que for. E uma última citação, a mais recente, e que causa a maior frustração e revolta(até o momento de acontecer a próxima e mais bárbara...): o garoto João de 6 anos, carioca e botafoguense, apaixonado por futebol, foi arrastado do lado de fora do carro de sua mãe, preso pelo cinto de segurança, por 7km durante 15 minutos, atravessando 4 bairros da capital fluminense.E sinceramente, vão acontecer outras situações parecidas ou até piores. Não quero ser pessimista e sim realista. Ou alguém acha que tais atos irão cessar ou diminuir? Desrespeito hojé é o que se mais vê por aí. É torcedor batendo em policiais em estádios, é bandido metralhando cabine de policiamento, fechando pista pra assaltar quem passe, e por aí vai. O que mais se tem são opções de crime e histórias pra contar. Com certeza, alguma situação de extrema violência e absurdo já aconteceu com você ou com algum conhecido seu. Pergunte e comprove.
Tanta coisa assim me fez parar pra pensar. Sou novo demais, tenho só 23 anos e muita coisa ainda deve acontecer em minha vida. Boas e ruins. Por que escrevo "deve"? Porque não tenho certeza de mais nada, ninguém pode ter a garantia de sair para um bar, ir a um show e voltar do jeito que foi. Nem garantia de chegar ao nosso destino temos mais. Acabei dando mais valor à minha vida, depois de muito pensar, ver, rever, escutar, ouvir e sentir na pele (mesmo que não fosse comigo) tais situações que acontecem no dia-a-dia do nosso enorme país. E olha que ficamos sabendo de pouquíssimas coisas, comparada ao número de barbáries que acontecem todos os dias. Imagino tudo que tenho pela frente: as pessoas que poderei conhecer, os trabalhos que poderei fazer, as experiências que poderei vivenciar, o meu futuro...filhos, casado, minha casa, uma vida estável ao lado de quem amo de verdade. Mas sempre uso o "poderei", "devo", "quem sabe...". A realidade me obriga a isso. Não temos garantia de mais nada. O jeito é ter paciência, muito jogo-de-cintura e encarar a realidade. Pretendo viver muito tempo e gostaria muito de saber como estará nosso país daqui a 20, 30 anos, acompanhar o crescimento de filhos que eu venha a ter, cultivar minhas amizades verdadeiras , estar presente com minha família nos seus próximos aniversários e celebrações, ver de perto o tão glorioso Atlético Mineiro em seus mais de 100 anos de história...enfim. É muita coisa pra acontecer, pra estar perto, pra vivenciar. O mundo dá voltas e quero ter uma vida longa, experiências que me façam crescer e ver as diferenças que existem em cada canto que vou, em cada passo que dou. Mas o medo existe. E é muito complicado ignorá-lo. Finjo que esqueço e continuo a tocar minha vida. Com dificuldades, sem grana, mas com disposição de sobra pra encarar o que for. Se não vai no peito, vai na raça!

1 comentários:

xxxxx disse...

A realidade tá cada vez mais difícil, né? Temos que viver com sabedoria e aproveitar bem cada momento! É isso aí amigo!!!