| |

sábado, 21 de fevereiro de 2009

HD

Há uns três anos, convivo com uma hérnia de disco monstruosa. Cada vez que um médico de um hospital daqui de BH a vê, uma careta daquelas aparece em seu rosto. Só falta bater palma. Diz ele que a hérnia é colossal, uma das maiores que já viu. O que mais o assusta é o fato acontecer com alguém da minha idade. E em todas as vezes que fui lá, ele sempre me pediu que pensasse com carinho na possibilidade de cirurgia. Que tudo daria certo pois eu era novo, recuperaria rápido, que a intervenção "mataria" a hérnia de uma vez por todas e que em um ou dois meses eu já estaria novo em folha. Cirurgia só em último caso.

Bom, fui nesse cara umas três vezes. Em todas, ele me orientava a manter distância de esportes de contato, como futebol, basquete e vôlei. A dica era natação e/ou academia. Uma outra figura ortopédica disse quem nem cooper eu podia fazer. O contato acontecia no momento do trote, segundo ele. Parece piada.

Não sei porque não pensei antes em consultar com um primo meu, que também é ortopedista. A diferença é que ele é um puta ortopedista, os outros são somente putas. Putas velhas.

A boa notícia é que meu primo, que inclusive já trabalhou no Cruzeiro (argh!) me liberou para praticar futebol. Finalmente ! Depois de mais de um ano, volto a reencontrar a querida gorducha. Que saudade! E me orientou a fazer RPG, medicina alternativa nem citada pelos paspalhões que me atenderam. Me surpreendo como nenhum deles, mesmo o que me atendeu mais de uma vez, nem considerou a possibilidade de me indicar pra um RPG ou Pilates. Certamente, deve achar uma grande bobagem inventado por um bando de hippies. O que ele queria mesmo era a maldita faca.

As dores começaram do nada. Um dia, estava indo para o meu serviço e fui espirrar. Pronto. Senti uma baita puxada nas costas e fiquei corcunda o resto do dia. Fui direto num médico que me falou que era falta de exercícios físicos. Nem me atendeu direito. Depois de alguns meses, outra puxada, na hora de fazer uma baliza, também pela manhã. Coincidência ou não, tudo aconteceu logo cedo, meus músculos deviam estar todos enrijecidos. Um movimento brusco e pronto. Apareceu a danada. Mas demorou-se para que a HD fosse constada. Até que me pediram que fizesse uma ressonância magnética. Aí sim foi verificada a bendita.

Quando o bicho tava pegando mesmo, sentia uma puta dormência em todo o braço esquerdo. Ia do pescoço à ponta do dedo. Um formigamento daqueles. Isso porque a minha é cervical. Se a sua for lombar, a dor cai para as pernas. Muita gente achava que eu estava com torcicolo, mas na verdade era a hérnia pegando. Se tiverem esses sintomas, abram os olhos. Alongamento sempre é bom, com ou sem lesão.

O RPG está sendo bom demais. Alonga e fortalece a coluna. Já sinto a diferença em poucas sessões. E creio que vai dar certo. Ele vai me ajudar a me posicionar melhor e distribuir o peso por toda a coluna cervical.

Até o final do ano me livro dela. Na verdade, ela vai sempre existir, sempre vai estar ali, deslocada. Mas aprenderei a viver com ela, por bem ou por mal.

1 comentários:

Unknown disse...

Esse negócio de hérnia é assim mesmo. Quando descobri a minha fui em 8 "especialistas", uns dizendo que não tinha nem 1 mês de sobrevivência sem ficar paraplégica. E estou aqui, sem cirurgias, apenas com algumas sessões de fisioterapia numa boa clínica.
Como diz o último médico que me qtendeu, 90% das pessoas tem HD, só que não sabem, porque não fazem a ressonancia. Ainda bem que nós dois conseguimos achar as pessoas certas.