| |

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fazendo a cena



Belo Horizonte é a terceira ou quarta capital de maior importância no Brasil, mas quando o assunto é reggae a coisa não é tão favorável.

Apesar do esforço e da existência de um público cativo, o estilo musical na capital mineira possui uma cena, organizada e produzida por poucos, que podem, tranquilamente, serem chamados de guerreiros. “Regueiros guerreiros de Minas Gerais”, como a banda Anaguilê traz.

Atualmente, três projetos fazem a cena: Deskareggae, Kaya no Reggae e Resistência. Cada um com seu tempo de correria e com suas preferências.

O Deskareggae possui um bom tempo de estrada: são 10 anos na luta, única e exclusivamente pelo reggae. Mais vitórias que derrotas, o projeto sabe bem como funciona o mercado do estilo em Belo Horizonte. Entre altos e baixos, modas e tendências, os caras se mantém até hoje.

A importância do Deskareggae para quem gosta de reggae em Belo Horizonte é pontual. Ponto de Equilíbrio, Red Meditation, Gladiators, The Original Wailers, Don Carlos e Pablo Moses são destaques do reggae internacional e todos eles desembarcaram em Belo Horizonte por causa do Deskareggae.

Considero e valorizo a importância de cada projeto. Fred Jorge comanda o Resistência que acaba de sair da Casa no Santa Efigênia e ir para a Rua Sergipe. O movimento acontece todas as terças. O Kaya no Reggae coloca a noite ao ar livre como pré-requisito que deixa qualquer ambiente mais agradável.

Mas reggae em BH seria outro se não fosse pelos idealizadores do Deskareggae, que atualmente acontece todos sábado na Cervejaria Oficial (Rua Diabase, 201, Prado)

Acredito que a cidade tem potencial. “Unir forças e se organizar” pode ser o caminho mais viável. Dica do Pedrinho.

O tempo ainda pode trazer muitos benefícios para o reggae em Belo Horizonte.

Meus agradecimentos e saudações a cada um que vive essa batalha.



0 comentários: