| |

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tragédia anunciada




O descaso das autoridades é o principal fator que causou as mortes na região Serrana do Rio de Janeiro, depois de desmoronamentos e deslizamentos de terra.

Quase 400 vidas já se foram.

O governo, obsesso por dinheiro público, que chegará aos cofres através dos impostos, não fiscaliza nem orienta os moradores que escolhem áreas de risco para instalar suas residências. 'Pagando, tá valendo e eles quem se lasquem', é um tipo de pensamento que pode resumir a situação.

As cidades atingidas de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis estão em uma região rodeada por montanhas, que em algumas situações, pode receber uma grande concentração de umidade e chuvas são a consequência mais lógica de tudo isso.

A despreocupação das autoridades, com o risco que as pessoas assumem ao escolher o local, aliado ainda à região com solo frágil, é uma combinação fatal. O resultado estamos vendo na TV.

Muitos se arriscam, mas sabe-se se teriam outra opção de moradia.

Pessoas ilhadas, sem casa, sem comida, sem roupa, sem teto. Será que agora o governo vai agir e mostrar alguma atitude?

Quando deveria, não o fez, agora a esperança cresce, mesmo com tudo perdido. A quem poderão recorrer os desabrigados e sem família?

Uma verdadeira limpa poderia ser feita na região, mostrando os riscos e precauções aos moradores.

A tragédia estava anunciada, mas pouco se comentou até o caos. Agora ele chegou e o vire-se quem puder parece entrar em ação. A culpa é de quem?

Ninguém pode com a força da natureza. Mas se precaver sempre é possível.

0 comentários: