| |

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Lá e cá

Reclamamos sempre. Mas o respeito às leis é apenas um exemplo de deveres que descumprimos.


Recebi um email de uma amiga que me colocou para pensar em algumas situações.

Vivemos reclamando dos políticos, que se aproveitam do dinheiro público para viver muito bem, ganhar ainda mais e pouco fazer. Costumam aproveitar as mais diversas oportunidades para serem beneficiados ou se safarem de um problema ou outro. Aumentam os próprios salários em mais de 60% e quase nada é feito contra sua permanência e absurdos.

A reclamação é válida, mas uma visão que poucos já tiveram é que o comportamento que é mau lá, é mau cá. Claro que em proporções diferentes, mas se queremos ter credibilidade ou o mínimo de consciência tranquila para reclamar e exigir nossos direitos, é bom que façamos nossa parte por aqui.

Quantas infrações de trãnsito você costuma cometer quando dirige? Uma, duas? Absurdo quem acha que está de bom tamanho. Falar no celular e parar em lugar proibido são infrações comuns.

Joga lixo na rua? Só um papelzinho? Ai, que ótimo. Nem ajuda a entupir os bueiros...

Faz algum tipo de ação, por menor que seja, para ajudar o próximo? Ou sempre vira a cara?

Se tiver uma oportunidade de sair de um bar sem pagar a conta, o que faz? Pense bem...

Fumantes: acendem seu cigarro em lugares fechados, ingnorando avisos e pessoas?

E por aí vai. São inúmeras as oportunidades que também nos surgem e os erros que cometemos, sabidamente. Por lá a coisa é pior, mas a ideia é a mesma.

Respeito, obediência às leis, disciplina e solidariedade são sempre bem-vindos, em qualquer escala da sociedade ou profissão que se ocupe.

Por mais que a coisa com os parlamentares não mude, é bom sabermos que estamos fazendo o correto, mesmo que em pequenas ações. Quanto menos hipocrisia, melhor.

0 comentários: