| |

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ei! CBB...

A seleção de basquete do Brasil está mais uma vez fora das Olimpíadas. A última participação foi em 1996, em Atenas.

A difícil situação do basquete nacional acontece não é de hoje. A falta de investimento e o desinteresse são claríssimos. O que fez com que, aos poucos, a situação fosse sendo minada.

Os principais jogadores, um a um, abandonaram a seleção. Varejão, que atua pelo Cleveland Cavaliers e Nenê, que atua pelo Denver Nuggets, alegaram problemas médicos. O terceiro da lista foi o armador Leandrinho, que defende o Phoenix Suns. Segundo o jogador, uma tendinite no joelho direito o impediu de participar do Pré-Olímpico, que está sendo disputado em Atenas. O jogador já havia sido liberado para realizar exames e se apresentar com atraso.

Após a decisão, que foi comunicada à CBB pelo empresário do atleta, o técnico do Brasil, o espanhol Moncho Monsalve, avisou que com ele, Leandrinho não joga mais. Leandrinho informou que seria necessário fisioterapia intensa e total distância de qualquer atividade física. No entanto, o atleta participou, mesmo que rapidamente, de uma pelada com o companheiro de equipe, Steve Nash e outros astros há poucas semanas.

Na minha opinião (e de muitas outras pessoas), é claro o desinteresse dos principais jogadores da seleção. A falta de investimento e o não cumprimento de promessas são os principais fatores que desmotivam qualquer atleta a defender as cores de seu país. Isso é apenas uma resposta a uma situação que é vivenciada já há algum tempo e agora, chegou a hora de "colocar a boca no trombone", mesmo que indiretamente. Mas os mesmos atletas já haviam denunciado algumas irregularidades e desapontamento com os dirigentes da CBB.

A atual situação é fruto do que foi plantado. Falta de investimento em categorias de base, descomprometimento por parte dos dirigentes, falta de interesse e planejamento dos mesmos acabou culminando na atual situação. São mais de 10 anos sem pisar em um ginásio olímpico. Vocês se lembram qual foi a última vez que a seleção de basquete nacional jogou no Brasil? Eu não.

A maioria das pessoas não sabe quem foram os jogadores que participaram deste último fracasso. Thiago Spliter, Baby, Marcelinho e Alex são nomes desconhecidos pelos compatriotas de Paula, Hortência e Oscar. Vivemos do passado. Nos apegamos a eles pela falta de novos ícones. Pela falta de investimento, interesse, blá, blá, blá.

Gostaria de saber o que a CBB fez nestes últimos anos. Em que investiu, o que planejou...o que será que os dirigentes faziam todos os dias, das 8h às 18h?

Com certeza muito mais poderia ser feito. Os principais conhecedores do assunto, quase que semanalmente, sugerem ou mostram caminhos que podem ou poderiam (é tarde demais?) ser seguidos pelos irresponsáveis, para que um mínimo de mudança acontecesse. Não é tão difícil assim, não é mesmo. É nítida a falta de vontade dos representantes em fazer um pouco mais pelo esporte nacional.

O pior é que tal situação não é exclusiva do basquetebol...

A situação do país é caótica pra todos os lados, não só no esporte.

A minha esperança de um país melhor está no fim e não é de hoje.

0 comentários: