| |

segunda-feira, 21 de julho de 2008

PVC e o resto

É até sacanagem chamar o resto de resto. Muitos dos profissionais do jornalismo esportivo brasileiro merecem muito mais que isso. É apenas uma metáfora, ok?
Mas o título do texto me obriga. Não existe ninguém como ele.

Paulo Vinícus Coelho é o melhor comentarista de futebol do Brasil. É um dos fundadores de um dos maiores jornais esportivos do país, o Diário Lance. A Revista Placar é outra referência no assunto que contou com a colaboração deste grande profissional.

PVC tem uma visão e senso de percepção aguçadíssimos ao assistir uma partida e uma memória incrível. Se você perguntar a ele, qual foi o time do Corinthians campeão do 1º turno do campeonato paulista de 1978 ou da escalação do Coritiba campeão estadual de 1976, é quase certo que ele vai te responder na pinta, desde o goleiro ao ponta-esquerda. Se bobear, técnico, massagista, presidente...

Tem uma relação com números e estatísticas pouco comum de se ver. Os adora e os utiliza com freqüência para exemplificar, justificar ou até mesmo ilustrar. Além disso, tem contatos que poucos têm no país e consegue, em muitas vezes, descobrir informações fresquíssimas com fontes diretas, que faz seu índice de erros ao divulgá-las ser zero.

O quadro "Verdadeiro ou Falso" de PVC, do diário Bola da Vez, da ESPN Brasil, é quase impossível de se responder sem uma pesquisa profunda. Por falar em pesquisa profunda, isso é, definitivamente, o que PVC de melhor faz. Incansável em sua busca, que acaba não tendo fim. Sempre existe uma informação após a outra.

A maioria dos jornalistas somente escreve, lê, entrevista. PVC apura, dá o fato na lata. O cara é o cara.

Como o blog é meu, eu o chamo do que quiser. Pra mim, PVC é gênio.

Ele faz o que quase todos não fazem. E que é obrigação de qualquer jornalista do futebol saber. Conhece, de cor, a escalação de cada time da elite nacional (se bobear, da série B também) e os substitutos imediatos dos titulares. Sabe em que esquema jogam, que jogadores estão suspensos, machucados, quais os substitutos etc.

Eu, particularmente, sou fã de análises táticas de equipes. Quem ocupa uma posição e que função faz, as modificações que fazem uma diferença, a mudança de estratégia durante o jogo, todos esses são detalhes de extrema importância. Vanderlei Luxemburgo que o diga.

Alguns poucos ex-atletas têm uma percepção tão boa quanto as dos jornalistas que aqui elogiarei, já que jogaram durante um bom tempo dentro das quatro linhas e tiveram uma oportunidade única, sonhada por muitos. Tostão e Caio são dois bons exemplos. Lúcidos, equilibrados, sensatos. Perfil difícil de se ver por aí.

Mas não é so PVC que vê isso muito bem. Vi um jogo da Itália na última Copa do Mundo comentado por Paulo Calçade que me deixou arrepiado. A análise tática que ele fez do jogo e como ele conseguiu envolver o telespectador (no caso, eu) durante aquela partida foram coisa de cinema.

Como disse o início do texto, é sacanagem chamar o resto de resto. Mauro César Pereira, Paulo Calçade, Paulo César Vasconcellos, Alex Escobar, Luís Carlos Júnior, Juca Kfouri, José Trajano, Antero Greco e muitos outros são fodas com PH. A turma saca e muito e não é de hoje. O curioso é que a maioria destes são novos, na casa dos 40. Queria eu citar mais alguns nomes aqui, mas o texto ia ficar chato.

Acredito que a prática leva à perfeição. Depois de um certo tempo, fica fácil.

Os profissionais das emissoras ESPN Brasil e Sportv são de grande competência. Eu, particularmente, prefiro os do canal internacional. Nada contra o Sportv. Muitos ali são muito bons, mas o índice da ESPN é quase 100%. Difícil achar alguém ali que não seja único, que não chame a atenção. Os estilos de alguns programas do canal também são diferenciados.

Gostaria, mais uma vez, de enfatizar que muitos outros profissionais são de primeira qualidade e um dos meus sonhos é atingir o lugar que eles possuem hoje.

Mas PVC é realmente diferenciado. Tal opinião não é somente minha, acreditem.

Me reverencio a você PVC. Você é o cara.

Leiam-no aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se alguem chutar as bolas do pvc,quebra todos seus dentes...

Daniel Ottoni disse...

pq anônimo?

aparece ai sabichão...

Daniel Ottoni disse...

aposto q eh jorge...

sua maria !

Igor Moreira disse...

Vc acha que eu me esconderia como um rato?

Daniel Ottoni disse...

como um rato e como um porco !!