| |

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vamos que vamos!



Nada menos do que 43 recordes mundiais foram quebrados durante o Mundial de Esportes Aquáticos, que terminou em Roma na última semana. Claro que os competidores tem seus méritos. Treinaram e se dedicaram bastante para a competição, sempre preocupados com o físico, psicológico e com a alimentação.

Mas o grande nome da competição foi outro: os supermaiôs (trajes de banho) que os atletas vem utilizando e que foi o grande responsável pela assustador número de recordes mundiais quebrados. Nunca antes na história da competição se viu tão grande número de marcas sendo varridas e dilaceradas pelos maiores atletas do mundo.

Mas a partir de janeiro de 2010, a gracinha acaba. A Federação Internacional de Natação anunciou que os trajes estarão proibidos. Tudo em prol de uma igualdade no esporte. Somente sete federações se opuseram à nova determinação, mas de nada adiantou. Com certeza, os recordes de hoje não serão batidos tão facilmente a partir das próximas competições.

Os trajes colaboram e muito para que os atletas deslizem mais sobre a superfície da água, ganhando preciosos décimos e milésimos de segundo, que fazem uma baita diferença no momento de tocar na frente e conseguir uma medalha ou uma colocação mais vantajosa.

Concordo com a decisão. A partir de 2010, vai prevalecer a competência e qualidade dos atletas , que não terão mais a ajuda de uma determinada peça de roupa. Os mais rápidos serão reconhecidos por sua real dedicação, pelos treinos, pelo investimento na carreira e pelo foco em um determinado resultado. Em reportagem transmitida pelo Record, Milena Ceribelli visitou a residência de César Cielo no Alabama e em vários lugares da casa, o nadador espalha mensagens positivas e o tempo que procura obter em suas próximas competições. Isso mostra o foco do cara, mesmo em seus momentos de descanso.

A reportagem me lembrou uma outra realizada há pouco tempo por mim mesmo, no bairro Santo Agostinho, em BH, quando visitei o triatleta Thiago Vinhal, que tem como meta a participação nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Em várias das mensagens que posta em seu blog, site ou até mesmo no twitter, Thiago deixa claro sua ambição pelo sonho olímpico. A determinação, o bom-humor e simpatia do cara são impressionantes. Antes das 6h, Thiago já está de pé para dar aulas (ele é formado em Educação Física) para empresários e outros profissionais. Depois disso, entra na água para percorrer cerca de quatro mil metros diários, além de pedalar e correr outros tantos. A alimentação deve ser balanceada e o acompanhamento por outros profissionais como cardiologista e endocrinologista é permanente.

Thiago (número 14 do ranking nacional) é o mais novo atleta Ragga e deve, em breve, contar suas histórias e aventuras dos locais onde estiver presente, competindo pelo Brasil. Ele também realiza palestras motivacionais para jovens de 13 a 19 anos, enfatizando a importância de estabelecer um foco e correr atrás dele, mesmo com todas as dificuldades que aparecem.

Torço muito para que ele consiga bons resultados em suas próximas competições. É bem diferente quando você conhece de perto um atleta e toma conhecimento de todo o trabalho que é feito quando se tem uma meta estabelecida. Ver o tanto que o cara rala e corre atrás para superar suas marcas e ter a cada dia um novo desafio é uma motivação para qualquer profissional.

Vamos que vamos!

1 comentários:

Thiago Vinhal disse...

Grande Daniel, vamos que vamos meu brother, nos somos do tamanho dos nossos sonhos!! Grande abraço,Thiago.