| |

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2




Finalmente consegui ver um dos filmes mais falados do ano. Tropa de Elite 2 é, assim como o primeiro, um belo soco no estômago.

Mostra a dureza de uma realidade crua e fria, cercada por corrupção, bandidos (fardados ou não), trairagens, mortes, tráfico e por aí vai.

Jogos políticos e de interesse acontecem a todo momento. Não se pode fazer isso pois pode prejudicar A, que trabalha em benefício de B. O bom senso e o trabalho em prol da segurança e da sociedade nunca são referências. A realidade é n vezes pior que as nossas impressões e sentimentos.

Um polícia armada até os dentes que busca exterminar qualquer um que tenha ligação com o crime é colocada em xeque. Sua função é realmente esta?

Em época de eleição, nem se pensa em realizar ações que podem comprometer os votos que garantem a permanência e roubalheira por mais quatro anos.



Como se tivéssemos tempo de esperar as eleições passarem para que providências fossem tomadas.

Enquanto isso, inocentes são mortos, sejam eles da polícia ou de comunidades. E ai daqueles que tentam bater de frente com o sistema. Normalmente, costumam se dar mal, mais cedo ou mais tarde, das formas mais variadas. Tortura, execução, tiro nas costas, inocente e bandido.

Apesar dos apelos da sociedade, através de passeatas e manifestações, a mudança deve acontecer pela turma de cima, que pensa exclusivamente no lucro pessoal e nos benefícios do seu tão valoroso cargo político (e pessoal).

Enquanto o couro come nos morros e asfaltos, o ar-condicionado e cadeiras confortáveis mantém a pose daqueles que poderiam trabalhar em prol de uma vida mais justa e digna. Dos outros, é bom avisar. Como a deles já está bem resolvida, que os restantes se matem por aí.

Corrupção, impunidade e jogos de interesse fedem muito mais que qualquer corpo em decomposição em matagais e lixões, cariocas ou não.

É realmente um osso duro de roer.

0 comentários: