| |

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Contra o aquecimento global


Queria saber por que todas as caixas de lanchonetes e padarias que me atendem, fecham a cara quando digo que não quero sacola plástica, que prefiro levar o que tiver que levar na mão, naquela sacolinha parda mesmo. Como se eu estivesse fazendo algo errado...

Ontem, não agüentei e falei: "Sabe por que eu não levo a sacola? Pra não contribuir com o aquecimento global. Eu sei que outras pessoas vão utilizar essa sacola, mas eu tenho que fazer minha parte, fazer o que eu acho correto." Ela olhou pra mim com uma cara de "ok, ok...próximo !!" Fazer o quê? Vontade que eu tive foi de mandar à...

Não que eu seja o cara que mais age a favor do não-aquecimento global, mas algumas situações estão perfeitamente ao nosso alcance. Tirar eltrodoméstricos e aparelhos eletrônicos da tomada, quando não estão sendo utilizados, é uma delas. Aos poucos, a gente vai conhecendo outras formas de contribuir. Acho que vou até a começar a levar um tanto de sacola plástica pro supermercado, pra evitar de utilizar as que já estão lá. Ou então começar a utilizar sacolas de tecido. Essa eu acho uma ótima idéia.

Mas existem coisas que eu não faço, mas que poderia fazer. Reciclar é uma delas. Mas quando é possível jogar vidro numa lata de lixo só de vidros, plástico numa lata de lixo só de plásticos, eu jogo. Igual tem no Banco Real, sabe? Acho bacana.

Jogar lixo na rua também acho um absurdo. E admito que às vezes eu jogo. Raramente. Em muitas ocasiões, guardo o papel ou o que for, pra jogar no lixo assim que for possível. Não custa nada. Mas o comodismo insiste em aparecer, uma vez ou outra. Vou procurar evitar.

No final de semana, fui ao supermercado e fiquei indignado quando vi um cara parando o carro na vaga para deficientes. Xinguei o cara todo (não pessoalmente, mas com a P.C) e quando vi, o cara era mesmo um deficiente. Fiquei azul. O pior é que eu acho que o cara sacou que eu estava falando mal dele. Bem-feito pra mim. Muito bem-feito. Só assim a gente aprende.

Finalizando, fui no Salão do Estudante ontem. Quando cheguei, já estava acabando, mas deu pra pegar folders e informações interessantes. Não custa nada dar uma lida e ver as propostas. Quem sabe um dia esse intercâmbio cultural acontece....

3 comentários:

Unknown disse...

Daniel! I really enjoyed this blogg, even though it took me a while to understand all of it ;)
I like your thoughts and your wish to make a difference.
Even the smallest deed can help save our world.

BETA disse...

DANI VOCÊ É DE+++++++

BETA

Juliana A.B.F. disse...

E neguinho que, nesse tempo de seca, fica lavando calçada, deixa a mangueira ligada e vai fazer outra coisa?? Eu já desci do carro pra dar um esporro na sujeita que estava fazendo isso. Na escolinha do meu filho eu chamei eu tive que falar com a diretora sobre isso, pra ver se ela começava a dar o bom exemplo como educadora que ela supostamente era. Porque água é pra ser vivo. A calçada pode esperar a próxima chuva.