| |

terça-feira, 12 de maio de 2009

Antes cedo do que tarde

Já havia perdido a conta de quantos lixos havia revirado. O número de quarteirões que havia andado então, nem se fala. Procurava por qualquer coisa que pudesse matar sua fome, mesmo que cheirasse mal. Ela mesma cheirava mal. Os clientes dos bares que havia abordado a recepcionavam com negação antes mesmo dela se aproximar. De longe, já reparava em alguns comentários típicos de quem não se preocupa.

Não tinha culpa da situação. Nasceu pobre, perdeu os pais cedo, nunca roubou. Chegou até a quarta série da escola que ficava no seu bairro. A partir da quinta, só andando mais de quinze quilômetros. Dinheiro pra ônibus nem pensar. O dia a dia já era uma guerra. Pra tudo: pra comer, pra dormir, pra se banhar, pra ir de um lugar a outro. Bichos e sujeira era os companheiros sempre presentes.

Com isso, ninguem se importava. Chegou a perguntar em diversos lugares se seus favores poderiam ser trocados por um prato de comida, uma roupa limpa, uma cama quente. Nada. Há algum tempo, era mais fácil de ver a tal caridade por aí. Hoje ela havia desaparecido como fumaça.

Não via mais jeito na coisa. O que seria de seu futuro? Não cairia na tentação do dinheiro fácil e sujo. Isso aprendera desde pequena com Dona Alzira, que teve somente uma filha. Parentes, todos distantes. Os que estavam perto, já não se importavam há anos, mal os conhecia. Seguia o caminho do bem há tempo e praticamente nada mudara, exceto pelo aumento do mau odor, da fome, da angústia, da descrença. Achou que devia fazer o mais fácil. Pra que lutar contra tudo e todos diariamente, sem resposta alguma? Qual o sentido que sua vida tinha? Sentindo saudades da mãe, fechou os olhos e a viu bem perto, se aproximando. O barulho da freada foi repentino, sem uma segunda chance. Alzira agora a encontrava de braços abertos, sorrindo e esperançosa, como nunca havia estado antes. Antes cedo do que tarde.

5 comentários:

Vinícius F. Magalhães disse...

Que isso, Daniel! Coisa mais soturna. Donde tiraste a ideia? Gostei do texto, acho q vc acabou cedo demais, dava para estender a estória. Continue assim, meu garoto!

Paula Carolina disse...

Aff, gosto de finais assim que vc não espera!! rsrs

Mto bom!!;)

pedro disse...

Rapz, só faltou uma coisa.
Oq esse junior toca?

Daniel Ottoni disse...

junior marvin é o vocalista da banda the original wailers !!

só isso...rs...

renanmportes disse...

Do caralho...