| |

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Toca Rauuuuuuuuuuuuul "


A profissão de jornalista nos dá algumas oportunidades únicas e inesquecíveis. Ontem fui à casa de Raul, figura emblemática da capital mineira, por andar por todos os cantos com sua bicicleta superantiga, recheada de bonecas, correntes e afins, sempre acompanhado de perto pela Pretinha, sua cachorra. Mas quando perguntei o nome da cadela, pela primeira vez, ele me disse que ela se chamava Daiana. A outra cadela que fica por lá chama-se Madona. Fico pensando se ele tem uma adoração especial por celebridades inglesas.

Raul foi candidato à vereador nas últimas eleições de BH e perdeu, por pouco. Haha. O cara é uma verdadeira figura e somente indo na casa dele para acreditar na situação do seu humilde (mas feliz) casebre. São uns quatro ou cinco andares e quanto mais você sobe, maior a vertigem e menor o espaço. Mas com toda a edução do mundo, ele nos recepcionou superbem, ofereceu cerveja e baseado. Calma aí né Raul...

Em alguns andares, ele guarda em quartos, um tanto empoeirados, violões, bonecas, bicicletas e discos do seu maior ídolo Raul Seixas. Conseguimos achar uma raridade: o vinil do álbum "A Pedra do Gênesis". "Se eu pudesse, ia visitá-lo todo dia. Não gosto nem de lembrar do dia em que ele se foi", entrega o quase vereador, que deve se candidatar novamente nas próximas eleições. Ele ainda garante que Raul não morreu e que seu espírito anda vagando por aí até os dias de hoje. Pelo menos ele teve a chance de ver seu maior ídolo em ação, em um show em BH.

Raul toca (supermal) as músicas de seu xará e é assim que ele ganha a vida. Ele pega um violão meia-boca, com poucas ou uma corda somente e começa a cantar músicas do eterno baiano. Sua voz desafinada dá um toque especial às canções, sempre acompanhadas por uma buzina, dessas de bicicleta. Quem vê, morre de rir. Ainda mais pelo fato do cara tocar com toda a seriedade do mundo. Mas ele admite que não toca coisa nenhuma e que não saca nada de viola.

À medida que eu e Bruno Mateus íamos subindo, meu medo de altura ia só aumentando. Quando chegamos no último andar, ele fez questão de improvisar dois assentos para, durante um curto tempo, "relaxarmos" e escutarmos uma parte de um vídeo ou fita que ele gravou. Antes que meu ouvido começasse a doer, fomos embora. Mas ele gostou muito da nossa visita e eu também. Quando que eu teria uma oportunidade dessas, de conhecer uma figura superfamosa de BH e sua realidade, sua casa, seu modo de viver e ganhar a vida? Praticamente nunca.

Só quero ver quem vai ser o corajoso que vai lá no barraco de Raul para captar alguns registros fotógraficos. Minha aposta é em Bruno Senna. Se der Hauck...bom...melhor nem prometer nada. Mas dá Senna na cabeça.

2 comentários:

Vinícius F. Magalhães disse...

Doida a história, mais ainda a personagem-figura! Agora falta você falar do cara que você mais ama da savassi. O cara da bike com rádio. hahahahahahahaha

Bruno Mateus disse...

bacana demais, Daniel!! Foi muito bom ter ido lá e conhecer aquele figuraça...
valeu !!