| |

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Adeptos do Jiu




A primeira coisa que me vem à cabeça quando se fala em jiu-jitsu são os Gracie e os pitboys, aquelas figuras com orelhas bem marcadas e caras de mau.

Mas me permiti conhecer melhor um pouco do mundo desses caras. Apesar do meu pré-conceito, sabia que não podia ser tão mau assim. Conheço bem alguns adeptos e sabia que a história não era como pensava.

No primeiro contato que fiz, para a matéria sobre o MMA que rolou no Chevrolet Hall, entrevistei alguns participantes do evento e lutadores de jiu-jitsu. Todos foram muito bem educados e receptivos. Mesmo que sem contato direto, era um bom sinal.

No dia da luta todos estavam bastante concentrados. Mesmo assim, houve abertura e nenhum problema para um depoimento ou outro.

Dia 14 de agosto BH recebe a segunda edição do Desafio Minas-Rio de MMA e é claro que eu queria passar por tudo aquilo de novo. Uma experiência que não sai da minha cabeça foi quando se encontravam, no vestiário, lutadores, técnicos e membros da imprensa. Aquele momento de preparação, minutos antes do cara subir no octógano, foi marcante. Ver tudo aquilo de perto foi marcante. Faltou uma câmera na mão.





Agora tive a oportunidade de entrevistar mais adeptos do jiu-jitsu. Cheguei a ver partes de dois treinos dos caras e a impressão, mais uma vez, foi boa. Antes dois treinos, rola toda aquela preparação de aquecimento e cumprimentos.

Fora dos treinos, educação, simpatia e disciplina. Aquele papo de camarada que sai da academia é vai pra rua brigar não cola. "O aluno é o espelho da academia", me relatou Mauro Santiago, o Heman, professor da Rio Sport Center.

O esporte ajudou muitos a serem mais calmos, ao contrário do que pensam que lhe é peculiar. Foi o caso do garoto Pedro Costa, outro entrevistado. Outro que conversei, Gabriel Mendonça, me chamou a atenção pela dedicação no treino, mesmo diante dos companheiros de tamanho superior.

Mais um tabu quebrado. Graças ao jornalismo, essa profissão maravilhosa que me permite conhecer mundos tão distantes de tão perto.



0 comentários: