| |

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Falatas!



O Grupo Ânima realiza o FalaTas, projeto que conta com a presença de Marcelo Tas convidando figuras ilustres, conhecidas nacionalmente. Foi informado que trata-se do maior ciclo de debates de Minas Gerais.

No debate que teve a Copa do Mundo como tema, Cláudio Arreguy (O Estado de Minas), Cláudio Carneiro (Rádio Itatiaia) e Celso Unzelte (ESPN Brasil) marcaram presença. No "Faculdades das Quebradas", Marcelo Yuca, Maurício Tizumba e Heloisa Buarque de Hollanda foram os convidados.

Na última quinta-feira, Emanuel Carneiro (Rádio Itatiaia), Caco Barcelos (TV Globo) e Geraldo Teixeira da Costa (Diarios Associados) debateram sobre os novos rumos da comunicação para quase duas mil pessoas, no Minascentro. A fila deu volta no quarteirão minutos antes do começo do debate.

Em Belo Horizonte, não se vê um projeto parecido ganhando força, debatendo temas atuais e com a presença de figuras que servem de referência, tanto para os que estão começando, como para aqueles que já têm alguma projeção. Não é todo dia que se tem a oportunidade de ouvir conselhos e ideias de profissionais tão importantes e renomados.

Uma das falas que foi aplaudida e merece reflexão foi quando Caco Barcelos se mostrou a favor da inexistência do horário eleitoral gratuito, que gasta milhões de reais com a divulgação de candidatos diversos, dos sérios aos mais cômicos. Os que fazem o bem com certeza teriam seu trabalho conhecido e seriam merecedores de vários votos. Os aproveitadores cairiam por terra.

Entre outras partes de interesse, Emanuel Carneiro citou que passamos por uma fase de rejuvesnecimento da mídia, onde o consumidor se torna mais exigente, mais bem informado, mais participativo e crítico. Caco deixou claro que para ser um bom jornalista, deve-se saber contar bem uma história. Ele ainda deixou claro que o jornalista, atualmente, deve ser multimídia e ter conhecimentos diversos.

Apesar das várias críticas que são feitas diariamente ao UNI-BH, a ideia é louvável. É claro que tiveram diversos problemas para cadastramento, entrada, etc. Isso tudo podia ser mais bem feito, melhor organizado.

A UNI ainda conta com outros entraves que deixam qualquer aluno maluco. Problemas na arrecadação, secretaria, admistração, e por aí vai. Coisas que podem parecer simples, como uma matrícula, se mostram tão difíceis de serem resolvidas que tiram muitos do sério. O twitter da instituição é bombardeado pro críticas dos alunos constantemente.

Talvez o motivo da explicação seja pelo momento de transição que a faculdade passa. O Grupo Ânima adquiriu a UNA e UNI e parece estar se recompondo, mesmo que aos poucos. Difícil é pedir paciência e compreensão pra turma que gasta algumas centenas de reais por mês para verem alguns problemas continuarem acontecendo, insistentemente.

O que eu quero dizer é que, apesar dos problemas que parecem infinitos, a ideia do Falatas é muito boa. O projeto contribui para o desenvolvimento dos alunos e os colocam em contatos com profissionais que servem como espelho há algum tempo. Ouvir a voz do conhecimento e experiência nunca é demais.

O próximo Falatas acontece no dia 29 de setembro e terá como tema as eleições 2010. Marcos Coimbra, da Vox Populi, será um dos convidados. Outra presença já confirmada é a de Rogério Flausino.

0 comentários: