| |

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lições prévias do jornalismo online

Não vou ficar aqui gastando tempo criticando o UNI-BH.

Mas, ao mesmo tempo em que vemos matérias 'tapa-buraco', temos a oportunidade de assistir a algumas disciplinas que podem contribuir muito para o desenvolvimento pessoal e profissional. A disciplina Jornalismo Online já me chamou a atenção na primeira semana de aula. Pode ser cedo demais, mas a expectativa é boa; o sentimento é bem diferente de outras disciplinas.

Muita coisa citada em sala de aula já passava pela minha cabeça. Parece que algumas coisas tendem a acontecer a nosso favor, conspiram realmente para que nosso caminho seja trilhado.

Há poucas semanas, eu pensava em fazer vídeos próprios, com reportagens, matérias e o que mais desse na telha. Ficava pensando em como eu faria para comprar uma câmera, para editar, baixar, etc. Logo nas primeiras aulas de jornalismo online, a professora cita que o jornalista de hoje deve ser multimídia e é praticamente obrigado a exercer esse tipo de função, que vai muito além do que muitos pensam. Temos que aproveitar as novas tendências tecnológicas e caminhar junto delas, não ao seu lado.

Jornalista deve saber editar áudio, vídeo, gravar, baixar, ir a campos diversos, pesquisar, enfim, fazer de tudo. Isso se quiser algum lugar de destaque no mercado.

As informações passadas em sala só aumentaram a vontade e me fizeram ver que é realmente necessário correr atrás e se virar para fazer as coisas acontecerem.

Interesse não falta. Aos poucos, vou tomando conhecimento de outras coisas que podem me ajudar e me fazer sair do lugar, ainda mais.

Jornalismo online é muito bacana e um tema mais que atual.

Em conversa com o dono de uma das maiores empresas de comunicação do mundo, a profesora nos informou que ele se recusa a contratar jornalistas que não tenham blog. Confesso que bateu uma ponta de orgulho. Muitos não têm.

A justificativa para tal é que, se a pessoa é jornalista, ela tem a obrigação de se comunicar e de aproveitar um meio fácil de ser criado para colocar suas ideias, pensamentos, argumentos etc.

Se a pessoa não usa a tecnologia para se comunicar, ela pode estar fadada ao fracasso no mundo jornalístico. Convenhamos que um blog é uma baita forma de ter a escrita como hábito e desenvolver uma técnica tão preciosa para quem quer seguir tal carreira.

Espero que em breve eu consiga obter conhecimentos em edição de áudio e vídeo. Isso pode fazer qualquer profissional saltar na frente no momento de uma concorrência.

Não basta mais ser bom, é preciso ter conhecimento humano e tecnológico.

0 comentários: