| |

quarta-feira, 28 de maio de 2008

"A arte é a assinatura de uma civilização"

Li essa frase na parede do DCE da PUC. Uma parede cheia de escritos, frases, assinaturas e desenhos. Mas essa frase em particular me chamou a atenção e me fez refletir.

A arte é mesmo a assinatura de uma civilização? De certo modo, até que faz sentido.

Há pouco tempo, vi duas obras de artes bastante curiosas. Uma era de um vaso sanitário que foi exposto em um museu de Paris, se não me engano. A obra era essa: um vaso sanitário, solitário. A outra, mais recente, aconteceu em um museu da Nicarágua. Um cachorro de rua foi deixado durante dias, sem comida e água. Aos poucos o animal ia ficando mais fraco, e quem passava pelo local, apreciava de perto a "obra". Essa aí passou dos limites.

Uma determinada obra pode realmente ser chamada de arte só pelo fato de estar exposta em um museu?

Seriam essas duas "obras" resultado da nossa atual civilização, cercada de guerras, corrupção, discórdia e tantas outras lástimas que vemos todos os dias?

Claro que atualmente são criadas outras belíssimas obras de fazer qualquer um parar seu caminho por um museu para apreciá-las.

Mas essa frase me fez parar pra pensar em algumas das preciosidades que são criadas pelos "artistas" de hoje.

Seriam essas obras o resultado de uma civilização perdida?

Ou seria somente o devaneio de alguns artistas, que acabam aproveitando qualquer coisa ou fato para inventar obras como estas?

4 comentários:

Paula Carolina disse...

Se esse tipo de arte for a assinatura da civilização, só faz reforçar o que já observamos há muito tempo, que o mundo tá perdido.

Quem vai adorar discutir isso com vc lá no Uni é o prof. Luis Henrique, rsrs

Thaís Pacheco disse...

Devo concordar que a arte é sim a assinatura de uma civilização. Sorte que civilização não é um determinado país, se não, tinha gente morrendo de vergonha.
Agora, sua colocação foi ótima!
"Seriam essas duas "obras" resultado da nossa atual civilização.."
Respondido pela Paulinha tb "só faz reforçar ... que o mundo tá perdido."


Nunca tinha pensando nisso...
Deve ser mesmo!

Gabi disse...

ei dani. ótimo texto, como sempre. concordo c vc e c os coments: se essas duas "obras" falam pela nossa civilização então me faz pensar q estamos num caminho quase sem volta.
Temos sim q apreciar e aplaudir as verdadeiras artes que vemos ao nosso redor no dia a dia, o artista do circo, da rua, o artista plástico do interior e os grandes artistas e sem sombra de dúvida repudiar esses "artistas" que usam desse rótulo pra promover crueldades ou coisas sem nexo.

bjus!

Gabiru disse...

da lua,

pra mim arte tambem depende do contexto. a primeira obra que voce comentou era a "Fonte" de Duchamp? - um mictorio, branquinho, com uma assinatura do lado...

Na epoca que foi criado (I Guerra) era uma puta obra do Dadaismo, que vinha pra criticar o racionalismo e a guerra, ai o maluco colocou um mictorio no museu e assinou.

O cachorrinho com fome, eh so crueldade.

Quanto aos comentarios de que o mundo ta perdido, aguenta firme que o petroleo ta acabando... Aì estaremos no "vai ou racha". Eu, otimista, acho que vamo! hehehe