| |

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dale dale

Impressionante como, a qualquer momento que você mude para o canal que transmite o jogo do Boca, sempre se escutará um certo ruído ao fundo, incansável, quase ensurdecedor.

Não conheço muitas (nem poucas) das músicas cantadas pelos fanáticos argentinos. Mas tenho quase certeza que nenhuma delas incita a violência (apesar do futebol argentino viver, há algum tempo, com o histórico de brigas entre torcidas, como ocorre na Itália).

Os cânticos são quase louvores de adoração ao time, ao emblema, ao amor que sentem pela equipe, por aquele sangue quente que corre nas veias desses loucos.

Só a imagem impressiona. Parece que estão em êxtase, numa verdadeira festa. Pulam, gritam e cantam o tempo todo, sem parar. Um dos meus sonhos é estar presente em um jogo desses, um clássico, um Boca e River, um jogo decisivo; sentir na pele aquela sensação com certeza é única, inigualável.

A torcida brasileira que mais se aproxima desse nível "sem-parar" é a do Corinthians. Essa também canta várias músicas sobre a paixão pelo clube, nada de violência.

Ultimamente tenho visto a torcida do Grêmio realizar ações bastante parecidas com as das torcidas argentinas, fazendo a famosa avalanche quando os gols saem, ou colocando os famosos corrimões (faixas com as cores do time que vão desde o ponto mais alto até o mais baixo das arquibancadas).

Claro que no Brasil temos torcidas fanáticas como a do próprio CAM, Flamengo, Sport...mas nada, nada se compara ao fervor da torcida argentina. Quem dera se a torcida do meu time gritasse e apoiasse o tempo todo, sem se preocupar em vaiar a equipe no final do primeiro tempo ou pegar no pé de um ou outro jogador. Quem me dera se a torcida do meu time reduzisse pela metade os cânticos de guerra. Lamentável....

Pra mim isso é questão de cultura. Desde pequeno os torcedores bambinos devem ser introduzidos nesse meio, aprenderem as músicas, sentir de verdade a paixão que é passada de pai para filho, de primo para primo, de tio para sobrinho e por aí vai...

Um dia eu ainda estarei na "Caixa de Bombons" do tradicional bairro boquense, de três ou quatro andares, cantando e pulando o famoso "Dale dale oooo....dale dale oooo"

1 comentários:

Anônimo disse...

Com Riquelme, Palácios e cia fica fácil apoiar o tempo todo! Queria ver aguntar durante anos o que agente aguenta!!!

"O Ziza seu mercenáriooooo, cadê o time campeão do centenário?!"

GALOOOOOOOO!!!Torcida mais fanática do MUNDO!