| |

terça-feira, 13 de maio de 2008

Trem

Poucos sabem da relação que Minas tem com estradas de ferro. A importância que a ferrovia tinha para cidades mineiras era enorme. Hoje, a situação é outra.

A economia de muitas cidades girava em torno das estações que existiam pelo interior. Existiam, porque muitas destas estações viraram ruínas. E junto com as ruínas, a desvalorização de parte da cultura mineira, que está diretamente ligada a todo este contexto.

Poucas pessoas viajam de trem, atualmente. Aliás, poucas já viajaram, sequer uma vez.

Não sabem o que estão perdendo. A viagem é um passeio pela história de Minas. Passar por dentro das montanhas, pontes sobre rios que conhecemos só de nome, por cidades com uma cultura riquíssima é um contato direto com nossas raízes.

Eu viajei há pouco tempo pela estrada de ferro Vitória-Minas e pude relembrar a última viagem que eu havia feito, há 10, 12 anos.

A relação de Minas com as estradas de ferro pode ser exemplificada por um dos termos mais utilizados pelos mineiros : trem. Tudo para os mineiros é "trem" e essa palavra, com certeza, não está no nosso vocabulário à toa.

Quem puder vivenciar essa experiência, eu aconselho. Pegar o trem bem cedo e ir para Santa Bárbara, Nova Era, Monlevade ou até mesmo Vitória. Todo mineiro precisa passar por esta experiência, pelo menos uma vez.

A passagem é barata e a bagagem cultural será enriquecida, cheia de histórias pra contar.

2 comentários:

Paula Carolina disse...

Nunca tinha andado nesse trem. Adorei a viagem!

Chega um ponto que cansa, principalmente quando fica escuro e não dá mais pra ver paisagem nenhuma...rs. Mas, acho q viajar pra algumas cidades mineiras de trem compensa mais que ir de bus msmo.

E mineiro não perde o trem não viu sô?! rsrs

Gabi disse...

eu fiz essa viagem até vitória uns 3 anos atrás. é mto mesmo, mas concordo c a paula q chega uma hora q cansa... mas vale a pena mesmo assim :D

bjus